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Dia das Crianças, Black Friday e Natal: prepare-se para bombar as vendas no último trimestre do ano

Pesquisa do Sebrae aponta otimismo dos empreendedores nos próximos meses; veja dicas práticas de quem se destaca no período

Os próximos três meses do ano vêm com oportunidades para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios em curto prazo. O segundo semestre costuma ser melhor que o primeiro, para a maioria das atividades. A proximidade de grandes datas comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, favorece, em especial, as atividades do varejo, o que geram boas expectativas, dado o aumento esperando na demanda por produtos e serviços.

De acordo com a última Sondagem Econômica dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), houve uma retomada da confiança do segmento, puxada pelo setor de Serviços. O clima positivo é refletido no aumento do Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE) em 1 ponto, alcançando 93,9 pontos, como também no avanço de 1,6 ponto no Índice de Expectativas das MPE (IE-MPE), que alcançou 93,6 pontos, revertendo em 44% a queda do mês anterior. No próprio setor do comércio, quando considerado apenas o Índice de Expectativas das MPE (IE-MPE), que está associado às vendas dos próximos meses, houve expansão do índice de 87,3 pontos para 91,4 pontos, ou seja, verifica-se um aumento de 4,1 pontos nesse indicador específico, nas MPE do Comércio.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, avalia que a melhora do cenário econômico tende a favorecer os pequenos negócios.

Existe um otimismo e ao mesmo tempo uma certa cautela por parte de quem empreende, já que a demanda por produtos e serviços ainda estão abaixo do desejado. No entanto, os sinais concretos de melhora da economia, como o crescimento do PIB, tendência de queda nas taxas de juros e os dados de geração de empregos vão fazer com que o cenário se torne mais robusto e favorável nos curto e médio prazos.Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Black Friday “própria”, vídeos engraçados e sorteios

No interior do Ceará, o empreendedor Rogério Félix Dourado aproveita as datas comemorativas para atrair novos clientes, fidelizá-los e se diferenciar da concorrência. Dono da Cisso’s Acessórios, nos municípios Camocim e Granja, ele investe em marketing nas redes sociais, como também programa sorteios e promoções ao longo do ano, de acordo com o calendário das datas comemorativas e comerciais. Com antecedência, ele conta que é possível negociar com fornecedores e oferecer melhores descontos, inclusive no marketplace da Magalu, onde vende os produtos pela internet.

“Logo após o Dia dos Pais, eu já comecei a produção dos conteúdos para a campanha dos Dia das Crianças com impulsionamento nas redes sociais para chegar até o meu cliente. No caso da Black Friday, temos nossa própria marca que chama Black Cisso’s. Produzimos uma logo específica, camiseta e fazemos vídeos engraçados”, conta.

A Cisso’s Acessórios tem unidades nos municípios Camocim e Granja, no interior do Ceará. Foto: divulgação.

Ainda segundo Rogério, a negociação com fornecedores permite oferecer melhores descontos para os produtos eletrônicos, como caixas de som e jogos infantis. De acordo com o empresário, no ano passado, o Dia das Crianças foi a terceira data com maior volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal (1º) e Dia das Mães (2º). Perto de completar sete anos em dezembro, a loja também prepara uma grande festa de aniversário com muitas promoções e sorteios especiais.

Planejamento antecipado, com lista categorizada de fornecedores e treinamento da equipe

A empresária Jamile Nery está à frente da Superbacana, que fica em Salvador (BA).

Em Salvador, a dona da loja Superbacana se planeja com muita antecedência para o Dias das Crianças, Halloween e Natal. Segundo Jamile Nery, as ações são planejadas com pelo menos quatro meses de antecedência para atender à demanda por brinquedos educativos e fantasias. No mês de outubro, a expectativa de aumento nas vendas é de 15%.

A empreendedora destaca que o relacionamento e atendimento ao cliente é a base da fidelização do público interessado na proposta de um “brincar natural, com materiais ecológicos e focados no desenvolvimento infantil”. A divulgação é feita pelas redes sociais, tanto com divulgação orgânica, como também impulsionada.

Optamos por não participar da Black Friday porque acreditamos no consumo consciente, mas o Natal é uma data muito especial para as crianças e um momento que novos clientes aparecem, pois, além dos pais, os avós, tios e amigos também presenteiam.
Jamile Nery, dona da loja Superbacana, em Salvador (BA).

Para o Dias das Crianças, a principal estratégia, segundo Jamile, é listar os fornecedores de forma categorizada para programar os pedidos que garantam o abastecimento do estoque. A empresária destaca que se preocupa com a manutenção da loja, incluindo seleção e treinamento da equipe, bem como fardamento, sacolas e papelaria em geral. No caso do Natal, é feito um planejamento de estoque mais específico com variedade de fornecedores para atender à procura por brinquedos de todas as faixas de preço.

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