Notícias Técnicas

Previdência Social e Dataprev consolidam modernização dos serviços do INSS e da Perícia Médica Federal

Nos 50 anos da empresa, Carlos Lupi destaca investimentos do governo federal em infraestrutura e na contratação de servidores

O Ministério da Previdência Social e a Dataprev consolidaram, nos últimos dois anos, o processo de modernização dos serviços do INSS e da Perícia Médica Federal a partir da retomada de investimentos em infraestrutura e na contratação de servidores. A avaliação é do ministro Carlos Lupi, que participou nesta segunda-feira (5), no Rio de Janeiro (RJ), de debate no evento que marcou os 50 anos de criação da instituição de tecnologia e informações.

Com a efetivação de ações integradas, os mais de 40 milhões de beneficiários passaram a contar com atendimentos mais eficientes nos canais digitais, como o Meu INSS e Central 135, além das agências presentes em todas as regiões do país.

Entre as novidades, o aprimoramento da plataforma Atestmed, que permite o requerimento do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) através do envio do laudo médico pela internet; a criação da Carteira do Beneficiário e a introdução da tecnologia biométrica para contratação de empréstimos consignados.

Acompanhado da secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cristina Kiomi Mori, e do presidente da empresa federal, Rodrigo Assumpção, o ministro Lupi exaltou o resgate das instituições e a evolução efetiva de políticas estratégicas, que simbolizam o compromisso do governo federal com o desenvolvimento socialmente responsável do Brasil.

“Gestora da maior base de dados do país, a moderna Dataprev é uma peça fundamental da Previdência Social, que mostra no nome a essência popular. É um trabalho conjunto de promoção do progresso econômico com justiça social”, disse, mencionando o processamento mensal da folha de pagamento do Regime Geral, que investe mais de R$ 67 bilhões por mês.

“Com eficiência e responsabilidade, estamos garantido, com a dedicação dos qualificados servidores e peritos, o pleno acesso à cidadania de milhões de brasileiros. É dar direito a quem tem direito”, completou, ao citar a contribuição do INSS, representado pelo presidente Alessandro Stefanutto.

Para Cristina Kiomi Mori e Rodrigo Assumpção, a Dataprev contribui com a garantia de direitos e a transformação digital inclusiva.

“A Dataprev evolui, ao longo de 50 anos, a sua capacidade para entregar, a partir de uma infraestrutura de dados, os benefícios para a população. […] É um ecossistema complexo que é baseado, de forma integrada, nos dados protegidos pela a empresa estatal. Estamos fazendo a transição digital sem deixar ninguém para trás”, relatou Cristina Mori.

“O vínculo com a Previdência Social, que sempre estará na nossa história, é um elemento central da Dataprev. Estamos crescendo e modernizando para apontar o futuro. […] Com capacidade e alcance, estamos a serviço do Estado e do povo”, acrescentou Rodrigo Assumpção, comentando o avanço do aprimoramento do processamento dos dados de registro civil.

Por vídeo, a ministra do MGI, Esther Dweck, declarou que a companhia atua para facilitar a vida dos cidadãos.

“A Dataprev tem papel central na efetividade das políticas públicas. Ajudou a construir o Estado do presente e continua contribuindo com o Estado do futuro”, concluiu.

Compartilhar